Continuo a espantar-me com este país... com a forma com que tudo se encaixa, com a mentalidade dos portugueses e principalmente o tratamento de doentes!
Este fim de semana calhou o doente ser o meu pai... e quando toca aos mais próximos, somos ainda mais atingidos, de uma forma quase mortifera!
Depois de uma correria do SAP para o hospital, esteve o meu pai desde manha de sábado até ao final da noite, sentando numa cadeira agarrado á barriga. Nada lhe fizeram e ainda tiveram a coragem de o enviar de volta para casa sem saberem o que tinha e, carregadissimo de dores...
Vi gente amontada em corredores, idosos a entrarem quase á beira do colapso com o calor... e muitos até cederam á chamada do final de vida... :-(
Lidei com uma moça jovem que tinha, á bem pouco tempo perdido a mãe e, agora, numa questão de 3 meses, de volta ao suplicio, a perder a irmã com cancro nos pulmões... choros, gritos, desesperos... dor, seja ela fisica, sentimental, espiritual...
Pessoas esquecidas... outros á espera desde a noite do dia anterior e a não serem atendidas... de tudo um pouco!
A minha dor era mesmo sentimental pelo que ia á minha volta, que mais parecia um Campo de Guerra que um Hospital propriamente dito... e espiritual por ver o meu pai sofrer e não poder fazer NADA!
Cheguei mesmo a saber que existem "pessoas" que, com grande lata, deixam os seus "velhos" à sexta á noite no hospital, dando como desculpa que não se sentem bem, e depois dos os lá deixarem para serem "tratados" vão-se embora e só voltam ao domingo á noite para os ir buscar... Uma boa desculpa para sair no fim de semana sem se "preocuparem"... É preciso ter LATA!
De volta em casa no sábado á noite, lá passou ele mais uma noite aflitissimo sem conseguir fechar o olho.
De manha lá chama a minha mãe um médico a casa. A Sra. Doutora detectou algo que nem no hospital tentaram ver... APENDICITE!
Mais uma chamada à ambulância... e mais umas horas no corredor à espera. Só ao final no dia o conseguiram operar. Já era aguda e, mesmo assim, deixaram-no sofrer, podendo ele ir abaixo...
É deploravel e anti-humano!
Finalmente lá fiquei feliz, alegre e BEM aliviada e de o ver (apenas) ás 23h a sorrir, feliz de terem parado as dores e de, FINALMENTE, poder dormir!!!
E foi mais um fim de semana de aperto, aflição mas, acima de tudo, INDIGNAÇÃO, por ver a forma como este nosso dito país funciona!