30 setembro 2008

O MUNDO QUE EU CONHEÇO

O mundo é realmente grande e pequeno ao mesmo tempo... e o que vivi já deu para visitar alguma coisa. Não tanto como gostaria mas, posso-me dar por felizarda pelo que já vi.
Sou uma nativa de África. Não pareço mas sou... mas precisamente de ANGOLA, Nova Lisboa, mais conhecida, neste momento, por cidade de Huambo. Nasci a 05 de Dezembro de 1973 na casa de uma parteira.
Infelizmente, e devido à guerra vimo-nos obrigados a fugir de uma país cheio de potencialidades e coisas lindissimas. Lá pegou o meu pai num grupo de amigos, nos seus jipes, e lá fomos todos pela Africa fora até Africa do Sul. Aí permanecemos uns tempos em acampamentos até ser decidido o que iria acontecer connosco. Na altura era tudo dividido. Uma parte do povo ia para o brazil e a outra metade para Portugal. A familia da minha avó foi toda separada de nós... e lá fomos nós de voo para Lisboa.

Estivemos uns meses a viver na Pensão Flor. Pensão essa que pertence a uma grande amiga minha (na altura era da mãe dela). Descobri isso á pouco tempo... como o mundo é pequeno e grande ao mesmo tempo...
Daí fomos para o Alentejo, mais precisamente para Beja, onde nasceu a minha mana linda. Um ano depois estariamos a viver no Miratejo (Corroios - Margem Sul). Aí fui para escola com os meus 5 anos.
Entretanto fui viver por uns tempos para Marrocos... onde estive em Mohammedia, Casablanca e Korigba.
Com os meus 7 anos decidimos mudarmo-nos novamente. E desta vez o destino foi a zona de Sintra, mas precisamente o Cacém. Aí vivi até aos meus 18 anos.
Aos 19 anos fui viver para a Bélgica - Antuérpia. Aí fiquei 15 anos. Conheci o pai dos meus filhos... tive os meus dois filhotes lá e aproveitei para visitar alguns sitios.

1º Paris
2º Holanda - Roterdão, Amesterdão e muitas outras vilas pequenas
3º Luxemburgo
4º Alemanha - Köln
5ª UK - Londres
O ano passado decidi regressar às origens... circunstâncias da vida.
Arranjei trabalho, encontrei o homem da minha vida e aguardo o que a vida me reserva.
Entretanto desejava visitar estes locais fenomenais para mim ...

SHOW ME LOVE

Porque esta artista também deu um grande espetaculo no Concerto da Madonna.
Abram alas para ROBYN!!!

22 setembro 2008

2 MIL DENUNCIAS DE ABUSOS DOMÉSTICOS EM 2008

Era mais uma das notícias nos telejornais de ontem:
- Abusos
- Homicídios
- Suicídios
O drama de muitas mulheres…

Um assunto que, para mim, já foi realidade…
E, pessoalmente, é tão grave este problema de maridos/namorados baterem/abusarem das mulheres, como o das Autoridades que nadam fazem aos inúmeros avisos e queixas que se vão fazendo ao longo que os abusos acontecem…

Aconteceu inúmeras vezes comigo de, conseguir fugir a tempo antes de levar uma grande tareia, de chamar a policia e receber isto como resposta: “Pois, minha senhora, se ele não lhe chegou a bater a sério, nada podemos fazer…” e isto tudo com os meus filhos sempre a assistir… Isto fora os acontecimentos propriamente ditos… o medo que nos leva a calar… o receio pelo que possa acontecer aos nossos filhos… uma realidade desconhecida a muitos outros…
Mas, quando a desgraça acontece, é quando realmente colocam as mãos à cabeça… TARDE DEMAIS!

Fugir, é uma solução… mas nem sempre resulta… faz-se o que se pode…

No meio disto tudo existem crianças a sofrer o mesmo drama ou pior. Pois muitas delas acabam por perder os pais… fora a questão do assistirem sempre a estas tristezas.

Revolta-me imenso não poder fazer muito. Apenas continuar a mostrar a minha solidariedade por quem passa pelo mesmo…

A minha única palavra de conforto será o de NUNCA DESISTIREM… lutem por vocês e pelos vossos filhos!

DIAS MELHORES VIRÃO!

TENHO UMA "MULHER" EM CASA

Parabens a esta nova Mulher***
LOVE YOU***

19 setembro 2008

QUE BICHO SÃO??

Você é uma sábia coruja!
A coruja é uma ave nocturna, símbolo do conhecimento racional. Você é uma pessoa que gosta de estudar e fazer uma reflexão sobre todos os aspectos de sua vida. Seu dia a dia é bastante regrado. Ai, se alguma coisa estiver fora do lugar ou, dando errado. A coruja não gosta de arriscar e investe apenas naquilo que é certo para ela. Aqui vai uma dica: se você mergulhar no seu interior, descobrirá que tem grande percepção do oculto.

Façam o teste aqui

18 setembro 2008

METRO

O dia de hoje foi mesmo caótico... estou de rastos... e nem imagino o meu menino....

Ao chegar à estação de Sete Rios para apanhar o famoso metro da Linha Azul, quando nos deparamos com a linha fechada: NÃO HAVIA METRO!!

Imensas pessoas à espera, de que o metro recomeçasse e de respostas. Nada de um lado nem do outro. Sem poder esperar mais, lá fui mais o meu menino apanhar de volta o comboio e sair na estação seguinte: Entrecampos. Apanhamos então a linha amarela em direcção ao Marquês do Pombal. Tanta mas tanta gente que mal conseguimos entrar. O meu filhote teve de ir comigo a agarrar na cabeça dele para poder respirar... Impressionante!

Ao lá chegarmos a linha azul ainda se encontrava fechada. Lá fui eu a pé mais o meu filhote por ali acima... tadinho... já bufava por todo o lado de cansaço e da correria... do atraso, dele como meu. Chegou atrasado e eu nem se fala...

Os atrasos até se resolvem... o cansaço também... mas fico com pena de colocar o meu filhote nestas correrias e stresses.

Ao chegar ao trabalho vim a saber que tinha sido uma senhora que tinha caido na linha do metro na Pontinha. Foi levada para cuidados no Hospital Santa Maria.

O absurdo depois é ir ao site do SAPO e ver os comentários absurdos de que a senhora se quis suicidar e coisas do género. Se as pessoas tivessem mais que fazer não diziam disparates sem saberem.

Desejo as melhoras à senhora!

GET STUPID

Uma das musicas da Madonna que nos demonstra a realidade...
Uma musica que foi banida nos Estados Unidos... Porque será???
A verdade doi!

17 setembro 2008

1º ANO ESCOLAR

Pois é... o meu filhote já começou com a escola... aquela a sério... onde se aprende a ler e a escrever. Vejo os meus filhos a crescer de uma forma tão rápida, como assustadora... Mas ao mesmo tempo feliz!

O primeiro dia de aulas já passou... com uma choradeira no final, mas passou. Passo a explicar...

O meu filhote agora vem todos os dias para Lisboa comigo. Aqui perto do trabalho, sempre posso ir levá-lo e buscá-lo. Até já tinha saudades de fazer isso...

Deixei-o na escolinha e foi uma aventura.
Ao fim do dia quando o fui buscar, ninguém sabia dele. Gritei por ele na casa de banho quando o oiço a chorar e a chamar por mim...
Qual nao foi o meu espanto quando o vejo de calças para baixo a chorar e a dizer:
- "Mãe... não há papel..."
A professora do ATL, com a confusão da manhã, esqueceu-se de explicar aos meninos novos que não havia papel nas casas da banho. Porque senão os meninos estragavam o papel todo. Quando necessitassem de ir à casa de banho o rolo estava no ATL...
Pois bem... lá o limpei... as lágrimas também e viemos embora mais calmos...
O segundo dia lá correu bem melhor. Já lá estava todo contente à minha espera. Virou-se para mim e disse: "Sabes mãe, agora já sei onde está o papel... já me limpei sozinho!" e eu feliz da vida.
A graça foi no caminho...
Estavamos nós no comboio, quando lhe pergunto: "Então como é que correu o dia na escola?"
E ele me responde: "Bem... mas sabes mãe... ainda não sei ler nem escrever..."
Coitadinho... pensa que depois de dois dias de escola já vinha para casa um perito na escrita e na leitura!
Lá lhe respondi que iria ter muito tempo para aprender a ler e a escrever, que não era em dois dias que isso iria acontecer. Mas fiquei espantada com a indignação dele de achar que não aprendeu nada. E aprendeu... e MUITO!
Fiquei mais feliz ainda de chegar a Corroios e ele correr para o "pai" dele na estação à nossa espera. Foi uma alegria ver a felicidade dele!
E muitos dias ainda virão!!!

15 setembro 2008

BEEN THERE... DONE THAT...

A melhor surpresa do mundo, recebi eu este fim de semana...

Convidei a minha irmã para almoçar connosco, quando eu já andava a fazer um "mini" concerto de Madonna em casa...

Eu e ela já na sala cheia de pica, e com ela cheia de pena de não podermos ir ao concerto...

O Pedro, meu cunhado, sai mais o Carlos dizendo que iam beber café. Quando voltam vêm mais a nossa amiga Xujana. Pois bem, a dançar ao som da Madonna a minha irmã deixa-me ver um envelope. Quando olho lá para dentro vejo bilhetes para ir ver a Madonna. Fiquei contente por ela... e até lhe disse: "Fixe mana, vais ver a Madonna!" quando ela me responde: "Eu, não? Nós!"

Não percebi ao inicio, pensei que fosse mais uma surpresa do marido...do qual iam eles os dois ver o concerto. Quando ela diz para ver quantos bilhetes lá estavam. E vi que estavam três. E ela me diz: "PARABENS!!!! (adiantados... bem adiantados)

Pois bem, foi a prenda desta gente maluca toda...mana, cunhado, do meu amor, da xujana... comecei logo a chorar pois nunca tinha recebido uma prenda assim... juntamente com a emoção de ir ver uma grande senhora... não tem palavras!

E lá fomos a três... saimos cedo de manhã e lá nos pusemos na fila até à noite. Foi de doidos....

Mas adorei, amei... delirei... ainda tenho as pernas a doer de tantas horas em pé... do stress e da loucura de ver a diva mesmo ali perto de mim.

Noticia

12 setembro 2008

QUEEN OF POP

Porque Domingo é dia da Grande actuação...
Porque cresci a ouvir esta Grande Senhora...
Porque nesta musica identifico a verdadeira Madonna: OUSADA!
Porque me identico com esta musica...

10 setembro 2008

MAIOR INDIGNAÇÃO

Porque como certas pessoas dizem, existe realmente muita INDIGNAÇÂO neste mundo… e vivo isso TODOS os dias!
Com a ignorância, com o tamanho do ego, e coragem de certas pessoas que, directa ou indirectamente lido!

Fala-se de amor e logo a seguir vem o ódio… fala-se de ajudar os outros e logo de seguida promessas de queixas crime por isto ou por aquilo… é realmente impressionante o que essas pessoas tentam demonstrar ao mundo: o que NÃO SÃO… que “são amigas, que ajudam, que são boas pessoas” e no fundo são é incrédulas…

Enquanto que a uns se "dá muito” a outros se tenta “tirar tudo”… até mesmo a alma… a paz…

Deixo aqui um alerta para “essas” pessoas que a vida trás TUDO de volta… e que a vida NUNCA erra!

A exaltação do que se demonstra ser é tapar buracos dos podres do que realmente são…

De que, na maior parte das vezes, quando existem crianças no meio, sejam elas usadas para chegar aos fins desejados, chamo eu isso de CRUELDADE. Pois quem realmente ama os filhos quer vê-los bem e felizes. Não colocá-los como escudo, e muito menos usá-los para atingir outros…
Fala-se em "gastar/comprar" do que mais caro existe e logo a seguir queixar-se que não pode comprar o que precisa de mais básico... é RIDICULO!

E tudo isto sim é minha maior indignação!

AO BEBE DE HOJE***

Porque realmente sou uma sortuda em trabalhar no sitio onde trabalho... porque tenho doutores compreensivos, mas acima de tudo colegas fantásticas...

De entre elas destacam-se, como é óbvio, umas poucas... e dentro delas está a nossa Claudia!

E a ela pertence o dia de hoje... E a ela dedico o dia e este post:

Um momento especial de renovação para a tua alma e espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. Desejo-te, um ano cheio de amor e de alegrias. Afinal aniversariar é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. Aniversariar é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. É ser grato, reconhecido, forte, destemido. É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo!

Parabéns a TI neste dia tão grandioso***

09 setembro 2008

REALIDADES INCOMPREENDIDAS

Titulo do jornal de hoje "MEIA HORA"

"LIVROS ESCOLARES DEIXAM FAMILIAS CADA VEZ MAIS POBRES E CONFUSAS"

"Porque é que os manuais são tão caros? Porque é que são escolhidos livros diferentes todos os anos? Como é que a escola também contribui para o endividamento das famílias? Nem tudo tem resposta cabal!"
Pois é... uma realidade muito muito muito incompreendida por muitos...
Realmente depois admiram-se da violência, os assaltos e os roubos aumentarem... tudo aumenta menos o salário dos trabalhadores... assim é complicado!
Estamos a ficar como o Brasil: Cada vez mais RICOS e em consequência cada vez mais POBRES!
Não admira que muitos fujam... só os que não sabem e não conhecem vêm para cá... e o que os atrai a Portugal??? O SOL!
Uma realidade incompreendida... por MUITOS!

08 setembro 2008

PASSEIOS E VISITAS

E assim se passou mais um fim de semana: Sábado foi dia das crianças. Fomos brincar com o presente da Ana para a praia...
e Domingo fomos visitar o António Maria...
Com apenas 3 dias é parecido com o pai mas com a boca da mãe... é um amor!

UM BEIJO A TODAS AS CRIANÇAS***

05 setembro 2008

IUPI....

POR QUE SE USA A ALIANÇA NO 4º DEDO?

Por que usamos a aliança no 4º dedo?
Usamos a aliança no quarto dedo porque é impossível separar uma mão da outra quando ligada pelo quarto dedo.
Assim é a união do casal e da família.
Vejam o filme e vão compreender. Tente fazer o que é mostrado.
Traduzindo uma parte do filme temos que:
O polegar - representa os pais
o indicador - representa os irmãos (ãs, ãos)
o dedo médio - representa você
o dedo anelar - representa o (a) companheiro (a)
e o mínimo - representa os filhos.
video
(Quem sabe um dia uso uma... seria a minha primeira vez...)

04 setembro 2008

MAIS PARABENS

Palavras do pai: "O António Maria já cá canta... e Bem Alto!"

Parabens à nossa Lidinha, de quem adoro MUITO...
Ao Luis por ser um óptimo pai...
Á Carolina por ter ganho um mano...
Mas principalmente ao António Maria... que ganha "O Mundo"!

(O dia da Ana é agora também o dia do António... hehehe)

PARABENS PARABENS PARABENS....

PARABENS PARABENS....

E é à minha nova "filha" Ana que o dia é hoje dedicado...
Apesar de a conhecer pouco, gosto de ver a interacção, o carinho, e o amor que existe entre ela e o pai. É das coisas mais bonitas de ver... como se adoram!

De como ela se conseguiu integrar numa nova familia, que é a minha, de uma forma tão especial: Criança!

Pois é isso que ela é, uma CRIANÇA!

E um ode a elas pois são seres especiais e com sensibilidades muito superiores a nós adultos, que vamos perdendo o que de melhor temos com o crescimento.

Mas desejo à Ana tudo de BOM...

PARABENS ANINHAS****

03 setembro 2008

FESTAS...

Amanhã temos uma festa... uma festa muito especial para uma menina também especial...

01 setembro 2008

EDUCAÇÃO PORTUGUESA

É realmente stressante e enervante ver como funciona as nossas escolas... Portugal está mesmo muito degradado... ninguém ajuda ninguém... todos seguem ordens... é uma burocracia, e ainda têm a lata de dizer que o ensino é gratis.

Este ano o meu filhote vai pela primeira vez para a escola. Para o 1º ciclo...

Já tenho uma filha de 14 anos e houve imensas coisas com que nunca me preocupei: LIVROS e MATERIAL ESCOLAR!
Na Bélgica, de onde viemos, não se compra NADA - a escola fornece TUDO!

E isso sim é ensino gratis. As escolas lá têm todos os livros e todo o material escolar necessário para todas as crianças. Assim não existem as ditas "faltas" por falta de material, nem esquecimentos ou perdas. Tudo fica na escola e apenas levam para casa o que precisam para fazer trabalhos de casa... e material que eu possa comprar é por querer ter em casa, nada mais...
As matriculas são as próprias escolas que efectuam tudo... não se vai á escola a não ser em reuniões de pais, e não como aqui onde as reuniões são uma data de mulheres a fazerem "troca de receitas", onde se fala de tudo menos no desempenho das crianças...
Os horários escolares são iguais para TODAS as escolas, sem execpções... e todos têm aulas de manhã e à tarde, sem excepção! As crianças necessitam de regras e não uns tendo apenas de tarde e outros de manhã que se ensina regras a elas, muito pelo contrário! O que se gasta na escola, é apenas o que se quiser comer a mais do que se leva de casa, e para passeios escolares. Todos eles lá são obrigados e levados pelas próprias escolas a aprender a nadar. E todas as escolas fazem minimo, 5 passeios escolares por ano, fora os passeios que dão perto da escola. Fazem diversas feiras por ano escolar, para angariarem fundos para as escolas, onde os alunos vendem o que fazem nas aulas, como pinturas e outras... fazem uma festa e ao mesmo tempo vendem e ajudam a escola!
As ditas agendas escolares lá são realmente usadas. É nelas onde os professores comunicam com os pais, sempre que necessário, e é lá onde se coloca os trabalhos de casa que os alunos têm de fazer. E os pais são obrigados a assinar a agenda TODOS OS DIAS! Isto para tanto os pais como os professores saberem que há controle de um lado como do outro. De o aluno vir para casa e dizer que não tem trabalhos e os pais, como não estão nas aulas como eles.... ficarem na ignorância!

Espanta-me imenso as voltas e gasto de saliva, sem falar de sapatos que se faz para se: matricular uma criança, para se requerer listas de livros como de material escolar necessários e todos me respondem: TEM DE CÁ VIR!

Ninguém pode enviar um fax ou um e-mail... existem ordens... pedimos desculpas...
É algo de vergonhoso, muito vergonhoso... estamos nós no país da CEE onde se poderiam tirar exemplos de outros modos de funcionamento dentro dos outros países da CEE para que possamos funcionar melhor... pois não... "seguem-se ordens"... e os pais que se lixem...
Não deixo de estar indignada com a lentidão com que tudo funciona. Por exemplo: no dia em que a minha filha, supostamente deveria se matricular, tinha passado de prazo pois enviaram o postal pelos correios no próprio dia da matricula... para além do nosso serviço dos correios não ser dos melhores, a escola é "inteligente" para nem sequer prestar atenção á data de envio de renovação de matricula...

Com o meu filho foi igual. Apenas sexta feira, quando chego ao final do dia a casa, é que recebo a carta da escola para onde ele supostamente irá, dizer que poderá ir já para a escola a partir do dia 1 deste que faça o pedido (enviado por eles em anexo) a tempo e horas... como é que faço isso?????

Cada dia que passa penso nas escolhas que fiz e na posição que me coloquei e aos meus filhos... pelo menos nesta questão de educação não estamos muito longe dos países que quase nada têm.

Realidades duras!

FINAL DO FINAL DE SEMANA

O dia acabou em cheio: CINEMA!

Já há imenso tempo que não ia nem levava os meus meninos ao cinema. Ontem apeteceu e lá fomos...

Escolha: VIAGEM AO CENTRO DA TERRA

Um filme óptimo para os miudos, com fantásticos efeitos especiais e, sem eu saber, a 3D...
Á entrada lá estava uma caixa cheia de óculos 3D para se poder ver o filme de uma forma unica.
ADORAMOS!

FIM DE SEMANA E AS GULOSEIMAS

Como é habitual, todos os domingos é almoço nos meus pais... sempre com grandes petiscos/entradas que cada um de nós faz!
É o momento de "Familia"!
Este domingo a maninha decidiu testar uma sobremesa, da qual, diga-se de passagem, TODOS "Meteram o dedo"... todos os miudos ajudaram e adoraram!

A "Tia" deu-nos o prazer de provar QUEIJADAS DE REQUEIJÃO... (receita aqui)
Enquanto ela fazia o recheio, a Ana barrava as taças, a Layla colocava a massa folhada e o Ethan enchia de recheio... o final foi isto:

SUBLIME****

FEIRA DE CORROIOS

Mais um ano passou e lá veio a loucura que todos os miudos esperam na margem sul: a Feira de Corroios!
Se dependesse dos meus filhos lá estariamos todas as noites... esta foi uma das noites que lá estivemos!

Ontem foi o ultimo dia e lá lhes foi dado a satisfação de irem antes de acabar!
Para mim feira é sinal de farturas... de churros... nham nham... de coisas baratas... de MUUUITA gente... adoro feiras!