25 setembro 2012

NA VIDA É IMPOSSIVEL PARAR



Mesmo quando decidimos não avançar, a vida faz-nos andar para a frente. E às vezes temos mesmo a impressão de que ela corre aos nossos olhos. E nesta nossa forma de viver, encontramos diariamente diferentes caminhos à nossa frente. Em cada situação há sempre uma opção de "estrada". Escolhemos então a mais longa, ou a mais curta, ou a mais fácil, ou a mais difícil... Somos guiados por vontades, necessidades, pelo coração, pelas emoções... E na verdade nem sempre sabemos onde nos conduzirá cada uma dessas escolhas. 

E é preciso a cada dia, a cada passo, seguir e assumir. Ninguém, mas ninguém mesmo pode ou deve ser responsável pelas nossas escolhas. E mesmo se damos ouvidos a um amigo, aos pais, a escolha final e a responsabilidade final sempre será nossa. Muitas vezes sofremos porque escolhemos caminhos menos bons. E sabemos que não há volta a dar nas nossas caminhadas da vida, mas sempre teremos a opção de dirigir os nossos passos para direcções diferentes. E é nesse momento que fazemos uma nova escolha. Com todos os riscos possíveis e imaginários. 

Amar alguém, sentir amizade por uma pessoa... não é bem uma escolha. Pelo menos não voluntária, da nossa mente. É antes do nosso coração, diria eu, pois não temos controle, não podemos negar sentir esse amor ou essa amizade. Mas podemos SIM decidir seguir um amor e/ou uma amizade. Isso sim é uma escolha, um caminho. 

O importante é não parar. Alguém disse uma vez que "água estagnada apodrece" e penso que ninguém gostaria de viver assim. Devemos ser antes como as águas dos rios, que correm sempre nalguma direcção, regando as flores que nascem dos lados, matando a sede dos pássaros e dos homens, abrindo caminho até os grandes mares. E assim segue nossa vida... 

Cabe a cada um a responsabilidade da escolha diária. E tudo que se pode dizer com certeza, é que não há erro possível nessa escolha, é aquela de seguir o grande, o verdadeiro Caminho. Para os outros, que a sabedoria esteja no coração de cada um para que, as escolhas estejam o mais perto possível daquilo a que chamamos FELICIDADE

6 comentários:

S* disse...

Quando não nos decidimos, a vida decide por nós.

Pretty in Pink disse...

E eu quero tanto encontrar minha felicidade....:)

Beijinho*

Urban Cat disse...

Tu sabes bem do que falas e tens uma experiência fantástica.
Continua por perto ;)

Paula noguerra disse...

Uma grande verdade minha querida S*

Paula noguerra disse...

Pretty,
Hás-de encontrar... EU acredito!
Um beijo docinho ***

Paula noguerra disse...

Martita,
Na minha vida nada tem sido fácil... mas nada mesmo. Mas acredito na felicidade pois TODOS a merecemos.

Um beijinho doce para ti ****