23 janeiro 2014

PERGUNTA DE INTROSPECÇÃO


Não sou diferente de ninguém e, como tal, durante o meu percurso de vida já perdi "amigos". Uns simplesmente porque fizeram um percurso de vida que nos levou a uma separação normal sem atritos ou discussões; outros porque simplesmente deixaram de falar, sem uma unica palavra ou explicação para tal e, outros com problemas sérios, alguns até mesmo graves. O que me custa mais é perder pessoas que eu julgava serem importantes na minha vida, tal como eu achava que era na vida deles - pelo menos assim o demonstravam,. Mas que no final falharam mais ainda que aqueles que deixaram de falar sem alguma explicação.

Um dia destes coloquei esta pergunta no facebook:  COMO É POSSIVEL SENTIRMOS SAUDADES DE ALGUÉM QUE TANTO NOS MAGOOU/FEZ MAL?

Quando fiz esta pergunta tinha a ver com muitas pessoas em particular, mas no fundo com uma amizade em particular que me magoou um pouco mais que todas as outras. Mas lá está, como o próprio texto diz, se fosse uma amizade a sério jamais se perderia.

Mas a minha pergunta mantém-se: porque magooa tanto perdermos alguém que nos foi assim tão importante e que nos magoou? 

Custa-me acreditar que uma amizade com mais de 15 anos deixe de fazer sentido no coração de alguém, até porque a pessoa em questão fez porcaria da grande mas nunca, e em tempo algum, falou comigo sobre o sucedido. Simplesmente tive de lidar com terceiros quando no fundo a minha amizade era com ESSA pessoa e com mais ninguém. Se tenho saudades... tenho do que tive com essa pessoa, não do que essa pessoa se tornou - aos meus olhos pelo menos. Entristeceu-me imenso ver essa pessoa acreditar em mentiras de pessoas com quem tinha feito amizade recentemente do que alguém que já conhecia e lidava há mais de 15 anos. Entristeceu-me ver essa pessoa não dar o minimo valor por tudo o que já tinhamos passados juntas por porcarias, valentes porcarias que, a meu ver, se fosse uma pessoa adulta tinha apenas falado comigo, tinha sido sincera e podiamos até nos ter chateado mas, - como já tinha acontecido antes -  tinhamos resolvido e a amizade estaria ainda mais forte. A covardia falou mais alto, e vai-se lá saber mais o quê...

Tenho saudades - INFELIZMENTE -  de quem me faz mal. Devo ser masoquista mesmo... mas nesta fase da minha vida consigo viver bem sem eles, mas há dias e dias, e há dias em que me recordo com algum carinho de um pedaço de passado bom. E isto para não falar de "outros"... but that's another story!

Sem comentários: