10 junho 2014

SAWABONA

Adoro aprender.... e hoje aprendi uma palavra nova: SAWABONA. É um cumprimento usado no sul da África e quer dizer 
"EU RESPEITO-TE, EU VALORIZO-TE, TU ÉS IMPORTANTE PARA MIM".
Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA, que é
"ENTÃO, EU EXISTO PARA TI". 

A palavra RESPEITO tem sido, pela minha vida fora, não apenas uma palavras importante como um resumo daquilo que muito poucos têm tido para comigo. Há quem diga que para se merecer respeito há que saber dá-lo... concordo 100%! Não me recordo de alguma vez ter sido desrespeitosa com alguém .... a não ser em momentos de "maus tratos", e não apenas nos momentos fisicos pois também os senti na pele, mas também em momentos em que não fui aceite pela pessoa que sou: pela mãe, filha, amiga, companheira, colega esposa, neta, irmã, etc...

Independentemente da forma como me tratam sou uma pessoa que sou fã do respeito mútuo. Por isso mesmo, quando conheci esta palavra ela ter tido de imediato um impacto grande em mim.

Neste momento da minha vida só está presente nela quem me respeita, me ama e aceita pelo ser humano que SOU. Com falhas e coisas boas misturadas mas no fundo uma pessoa que ama com toda a garra possivel e imaginária. Pois é isso mesmo que sou: uma chama ardente de paixão pela vida, pela natureza por pessoas e criaturas que mesmo imperfeitas aceitam o outro pela diferença.

A todos aqueles que me aceitam... que me respeitam:  
SAWABONA!

Sem comentários: