25 abril 2024

50 ANOS

 

O que aconteceu?

A vida passou e ainda passa... assim como para cada um de nós.

Todos nós escrevemos no livro da história da vida onde carrega dores assim como alegrias; lágrimas assim como risos... e eu não sou excepção. 50 anos passaram e têm sidos anos a correr para um abismo e uma constante procura de agarrar algo que não me faça cair.

E é verdade quando dizem que muitas coisas não mudam (ainda tenho franjinha) e muitas outras mudam (e vivam as rugas).

Numa primeira parte da minha vida quem me agarrava era a minha querida avó materna, numa outra fase era o amor pelos meus filhos, nesta fase agora é o meu marido e a minha familia que tanto amo e de quem tantas saudades tenho. A questão é mesmo essa: encontrar algo que nos faça agarrar à vida. Até porque um do meus lemas de vida sempre foi o NEVER GIVE UP... só que ás vezes parece que vivo num filme quando corro e corro e corro em direcção ao fim do tunel e parece que esse tunel cresce e a luz no final me foge entre os dedos.

Quem me conhece sabe como sou uma palhaça para a vida e procuro de todas as formas e mais algumas uma maneira de fazer todos rir á minha volta, e com isso eu mesma. Tudo isso para abafar o sofrimento que sinto, que tenho sempre sentido... mas um facto é este: posso até estar cansada mas AINDA não desisti!


10 abril 2024

PERDÃO VS RESPEITO & GRATIDÃO


É engraçado que é quase preciso sermos confrotandos com certas situações na vida dos outros para termos uma melhor perspectiva das nossas próprias vidas, dos nossos actos e atitudes perante os seres humanos à nossa volta, sejam eles familiares, amigos ou afins.
Uns conseguem ver isso com mais rapidez que outros. Mas o que importa verdadeirament é que tudo venha de um lugar de amor. E com isto não quer dizer que nos possam passar por cima, espezinhar e afins.... bem longe disso! Mas os espelhos são bons para termos uma perspectiva mais acentuada da realidade da vida.

Há lições importantes a tomarmos em relação ao PERDÃO. Eu adoro perdoar e, sou das pessoas que detesta guardar rancor. Mágoa é diferente pois quando alguém de quem amamos muito nos magoa vez após vez é dificil ficarmos indiferentes. Aqui, na maior parte das vezes o melhor passo é o AFASTAMENTO, isto para nos resguardarmos de sermos magoados mais vezes. Mas eu sempre acreditei que de sentimentos fortes como o rancor ou ódio só definham o coração de quem o sente - isto para mim é um FACTO!

Mas também sei que o PERDÃO só é merecido verdadeiramente quando o(s) erro(s) não é(são) repetido(s).
Ninguém é perfeito mas só quem repete o mesmo erro demasiadas vezes não procura perdão e sim vingança - a isto chamo de sentimentos mal resolvidos! Pedir desculpa por algo mas, logo a seguir cometer o mesmo erro quer dizer que nada se aprendeu e o perdão aqui de nada serve.

Da mesma forma funciona com o RESPEITO e MÁ EDUCAÇÃO. Vivemos em sociedade e eu tenho em mim, e das regras que me foram passadas que, o respeito pelos mais velhos é muitissimo importante. Mesmo com experiências de vida diferentes, o facto de terem vindo ao mundo primeiro que nós já merecem o nosso respeito, pois cometeram erros primeiro que nós e nos vêm mostrar como não os fazer. Muitas vezes só aprendemos com os erros, é um facto, mas há bases importantes a ter em conta de que, eles merecem sempre o nosso respeito. Se nos tratam mal, tal como disse acima, o melhor a fazer é afastarmos-nos para nos salvaguardarmos mas, SEMPRE com respeito.

Quem nos dá casa, comida, tempo e amor merecem o melhor de nós. Principalmente quem nos dá com todas as imperfeições existentes pois, há quem nem isso tenha. Respeito e gratidão andam de mãos dadas... o resto são penas detalhes!