10 abril 2024

PERDÃO VS RESPEITO & GRATIDÃO


É engraçado que é quase preciso sermos confrotandos com certas situações na vida dos outros para termos uma melhor perspectiva das nossas próprias vidas, dos nossos actos e atitudes perante os seres humanos à nossa volta, sejam eles familiares, amigos ou afins.
Uns conseguem ver isso com mais rapidez que outros. Mas o que importa verdadeirament é que tudo venha de um lugar de amor. E com isto não quer dizer que nos possam passar por cima, espezinhar e afins.... bem longe disso! Mas os espelhos são bons para termos uma perspectiva mais acentuada da realidade da vida.

Há lições importantes a tomarmos em relação ao PERDÃO. Eu adoro perdoar e, sou das pessoas que detesta guardar rancor. Mágoa é diferente pois quando alguém de quem amamos muito nos magoa vez após vez é dificil ficarmos indiferentes. Aqui, na maior parte das vezes o melhor passo é o AFASTAMENTO, isto para nos resguardarmos de sermos magoados mais vezes. Mas eu sempre acreditei que de sentimentos fortes como o rancor ou ódio só definham o coração de quem o sente - isto para mim é um FACTO!

Mas também sei que o PERDÃO só é merecido verdadeiramente quando o(s) erro(s) não é(são) repetido(s).
Ninguém é perfeito mas só quem repete o mesmo erro demasiadas vezes não procura perdão e sim vingança - a isto chamo de sentimentos mal resolvidos! Pedir desculpa por algo mas, logo a seguir cometer o mesmo erro quer dizer que nada se aprendeu e o perdão aqui de nada serve.

Da mesma forma funciona com o RESPEITO e MÁ EDUCAÇÃO. Vivemos em sociedade e eu tenho em mim, e das regras que me foram passadas que, o respeito pelos mais velhos é muitissimo importante. Mesmo com experiências de vida diferentes, o facto de terem vindo ao mundo primeiro que nós já merecem o nosso respeito, pois cometeram erros primeiro que nós e nos vêm mostrar como não os fazer. Muitas vezes só aprendemos com os erros, é um facto, mas há bases importantes a ter em conta de que, eles merecem sempre o nosso respeito. Se nos tratam mal, tal como disse acima, o melhor a fazer é afastarmos-nos para nos salvaguardarmos mas, SEMPRE com respeito.

Quem nos dá casa, comida, tempo e amor merecem o melhor de nós. Principalmente quem nos dá com todas as imperfeições existentes pois, há quem nem isso tenha. Respeito e gratidão andam de mãos dadas... o resto são penas detalhes!

Sem comentários: