13 setembro 2014

ORQUÍDEA

Hoje o meu maridinho deu um miminho que ele sabe que eu adoro: ORQUÍDEAS! São das minis mas são tãoooooooo lindas! Mal as recebi fui logo fazer-lhes uma sessão fotográfica e, assim foi:





 



Orquídea deriva da palavra grega órkhis que significa "em forma de testículos". Esta denominação foi atribuída por Theophrastus, filósofo grego que verificou a semelhança das raízes de algumas orquídeas com testículos humanos. Por isso, na Idade Média acreditava-se que as orquídeas possuíam características afrodisíacas. Assim, os gregos acreditavam que a orquídea era um símbolo de virilidade. Na Grécia Antiga, se uma jovem se apresentava com orquídeas enfeitando a sua cabeça, isso significava que estava procurando o seu par ideal. Se o mesmo acontecia com uma mulher mais velha, na maioria das vezes isso era um sinal de ostentação, uma demonstração da sua riqueza e luxo em que vivia.

Hoje em dia a orquídea é uma flor que que está associada à sexualidade e beleza feminina. Por este motivo, as populares tatuagens de orquídeas são mais comuns nas mulheres. A orquídea pode ter variadíssimos significados,desde amor, desejo, luxúria, perfeição, pureza espiritual, força, luxo, beleza, etc. As diferentes cores têm também significados diferentes.
  • Orquídea Rosa ou Lilás: Flor da sedução, ideal para conquistar seu interesse amoroso;
  • Orquídea Vermelha: Significa desejo sexual;
  • Orquídea Branca: Amor puro (bastante comum nos bouquets de noivas);
  • Orquídea Amarela: Amor erótico;
  • Orquídea Negra: símbolo de poder e autoridade absoluta, um sinal de algo pertencente à elite.

5 comentários:

Unknown disse...

É linda! Linda!

Graça Sampaio disse...

São muito belas e delicadas e as tuas fotografias fizeram-lhe jus.

Se fosse cá em minha casa, a pobrezinha não durava mais do que uns seis meses... Não tenho grande jeito para cuidar de flores....


Beijinhos

Alex disse...

Lindas as orquídeas e as fotos. Beijinhos

Urban Cat disse...

Que linda! E as fotografias estão fantásticas. Sou tua fã Paulinha. Uau, que bonitas que ficaram.

D. disse...

Adoro orquídeas. As minhas quando dão flor são também tão lindas.
Mas não sabia a história da palavra, porém, faz sentido :)