03 agosto 2007

REDUZIR EXPECTATIVAS

"Uma fonte segura de frustração consiste em esperar resposta a favores concedidos"
M.K.Gupta

Nunca esperem nada de ninguém. Não pensem, por exemplo, que as pessoas vos devem alguma coisa simplesmente porque se está relacionado com elas mediante laços familiares, amizade ou qualquer outra coisa, ou pelo fato de numa determinada ocasião lhes haver prestado uma ajuda ou favor.

Todas as vezes que esperamos algum favor, agradecimento ou elogio como recompensa ou resultado daquilo que fizemos, passamos a armar um palco para muitas frustrações, ao converter o nosso acto de altruísmo numa simples troca...

Se alguém não age com reciprocidade, ou não lhe "paga" na mesma moeda, não devemos permitir que cresça uma raiz de amargura no nosso coração. Isso apenas fará de nós mesmos o maior prejudicado. A vida é curta demais para que se permita abrigar tais sentimentos no coração. Se alguém reage ao que fazemos com gratidão e reconhecimento – óptimo! Acima de tudo, entretanto, é bom lembrar que nenhuma boa obra é realizada em vão.

2 comentários:

Ponto de Self disse...

Gosto muito deste teu artigo. É profundo e dá que pensar, pois é um dos temas mais dominantes do ser humano em relação. Obrigada. Beijinhos prima..

Mário Rui Santos disse...

Devemos dar porque gostamos de dar, de fazer sorrir, de ajudar a crescer...e a nossa verdadeira recompensa é aquela que sentimos quando damos, não quando nos agradecem.
Pensando assim seremos felizes e sentir-nos-emos bem connosco próprios, tudo o que vier a mais só irá contribuir para abrirmos ainda mais o nosso sorriso.