27 junho 2013

BELGUICES #1

Para quem nunca visitou a Bélgica há coisas espantosas por aqui... e  gostava de vos mostrar a Bélgica que EU conheço e onde vivo!


Os Belgas, no geral (95%) dão imenso valor á natureza  e ao sitio onde moram. Uma das coisas que me chamou imenso á atenção é ao facto de que eles adoram colocar vasos nos parapeitos das janelas cheios de flores. Nas avenidas de cada cidade, em frente a igrejas, câmaras municipais está sempre tudo muito bem enfeitado com cheiros e cores. Na grande maioria as ruas são sem lixo espalhado e sem aqueles caixotes enormes do lixo espalhados por todo o lado. As pessoas são no (geral) civilizadas (isto porque não têm grande tendências de deitar lixo para o chão). Quando se vai a grandes cidades onde existem uma grande quantidade de misturas de nacionalidades, como é o caso de Bruxelas e Antuérpia a história é um pouco diferente...


Houve um dia destes que, num passeio com o marido por terras belgas, que me deparei com grandes quantidades destes vasos cheios de belas flores espalhadas por uma grande avenida. O nosso pensamento, por menos bom que tenha sido foi logo: "Se vissem isto em Portugal não sobrava nenhum... não duravam nem meia pois eram TODOS roubados!" É uma realidade, uma triste realidade. No fundo, acabo por ficar feliz por morar num sitio onde as pessoas gostam e valorizam onde vivem e fazem para que tudo se mantenha o mais asseado e belo possivel e, por outro lado, aquele pensamento menos bom de que o povo português tem é pinta de "ladrão"... não gosto de pensar assim, acreditem que não mas, contra factos não há argumentos!

Adoro viver aqui!

6 comentários:

Anónimo disse...

Aqui é parecido ou igual. Temos muitos vasos desses pelaa ruas, em cada casa tem pelo menos 2 e fica tudo muito mais bonito. Quanto à limpeza acredito que a belgica é mais civilizada. Aqui ve-se muito lixo ainda.

Beijoca Paulinha.

*Lili* disse...

É verdade minha querida, é uma das coisas que sempre notei até quando visitei Bélgica e até mesmo França, por onde quer que passassemos eram flores por tudo quanto era sitio, no entanto em Portugal não durariam no mesmo sitio um dia se quer. Infelizmente é mesmo essa a realidade...não sabemos preservar aquilo que o nosso país tem de melhor, somos forretas e não damos valor a nada... Enfim!

S* disse...

Mas que recantos amorosos... adoro flores!

Gaja Maria disse...

Que lindo! E é um hábito em muitos paises da Europa, excepto em Portugal, claro. Uma vez, a Camara Municipal daqui, encheu o caminho pedestre até à praia de vasos com flores, passada uma semana, não havia um, roubaram todos... Enfim! :(

A Minha Essência disse...

Obrigada pela partilha. Parece - sim, não conheço - fantástico. ;)

Cláudia disse...

Lindo!
Que poderíamos pedir mais que uma cidade/localidade cheia de flores e árvores?

Adorei =)

Beijocas