13 agosto 2007

MAIS UM LIVRO LIDO...

O DEMÓNIO E A SENHORITA PRYM - PAULO COELHO

Este livro fala de: Reencarnação, castigo, olhares de assassinos sem crimes, dor, medo, vergonha: O ser humano é essencialmente mau? Afinal, de onde é que ele veio? Enquanto Prym fica a pensar, o seu demônio “recém-chegado” ainda tinha total controle sobre ela, que parecia indecisa na hora de agir, e implacável na hora de culpar os outros. Não consegue ser boa como desejaria, nem má como precisa e no fundo deseja ser igual aos outros, que não são condenados porque “Jesus deixou-se sacrificar para salvar a humanidade”. Confusa Prym adormece e seu anjo conversa com sua alma: “Faça o que seu coração mandar e Deus ficará contente”. Esta é a mensagem final deste romance.

Algumas passagens que marcaram...

-O destino de cada um está traçado.

-Não é a luz que você quer de volta: é a certeza de que não existe nada além das trevas.

-A história de um homem é a história de toda a humanidade.

-O que governa o mundo é o terror.

-O mundo nunca existiu sem armas.

-A melhor maneira de você enfraquecer seu adversário é fazê-lo acreditar que você está ao lado dele.

-O homem precisa daquilo que em si há de pior, para alcançar o que nele existe de melhor.

-Existem dois tipos de idiotas: os que deixam de fazer porque receberam uma ameaça, e os que vão fazer alguma coisa porque estão sendo ameaçados.

-Eis Senhor meus pecados para Contigo e os teus pecados para comigo (...) fui injusto Contigo e tu foste injusto comigo (...) Tu irás esquecer minhas faltas e eu as Tuas.

-Faz parte do ser humano aceitar que temos uma natureza inferior.

-Durante séculos, a Igreja tem sido acusada de lutas injustas ,mas na verdade, tudo que fizemos foi sobreviver às ameaças.

6 comentários:

Elisheba disse...

Essa parte que transcreves faz-me pensar no seguinte:

com tanta ambiguídade num pessoa, tanta confusão de sentimentos,incertezas, "demónios", como pode alguem julgar se o que sente o seu coração está REALMENTE CERTO???!




:)Beijocas grandes sonrinha.Saudades dessa alegria!

Paula noguerra disse...

Para isso tia, terias de ler o livro para entenderes melhor...
Mas obg pelo teu pensamento...
Bjs***

Ponto de Self disse...

"O homem precisa daquilo que em si há de pior, para alcançar o que nele existe de melhor." Nós aceitamos com imensa facilidade o nosso lado pior mas não temos a mesma aceitação quando os outros também revelam o seu lado "negro"... Mas sim, é necessário passar-se pelas trevas para se alcançar a Luz.. Beijos querida prima. És muito criativa e profunda em teus artigos.

Eu disse...

valeu tanto a espera para te conhecer.. realmente és um amor de pessoa... aqui ficou o primeiro passo para a construção de uma amizade agora finalmente a 3 dimensões... beijinhos

L disse...

Mais um livro para eu ler..... mas primeiro tenho que colocar as leituras em dia e já tenho tantas.....

Gostei das passagens que marcaram.

Beijokas mana

emn***

Susete Evaristo disse...

Já li este livro de que fala há alguns anos e embora não seja uma fã de Paulo Coelho confesso que gostei, dele li também 11 minutos e também não desgostei.