01 setembro 2008

EDUCAÇÃO PORTUGUESA

É realmente stressante e enervante ver como funciona as nossas escolas... Portugal está mesmo muito degradado... ninguém ajuda ninguém... todos seguem ordens... é uma burocracia, e ainda têm a lata de dizer que o ensino é gratis.

Este ano o meu filhote vai pela primeira vez para a escola. Para o 1º ciclo...

Já tenho uma filha de 14 anos e houve imensas coisas com que nunca me preocupei: LIVROS e MATERIAL ESCOLAR!
Na Bélgica, de onde viemos, não se compra NADA - a escola fornece TUDO!

E isso sim é ensino gratis. As escolas lá têm todos os livros e todo o material escolar necessário para todas as crianças. Assim não existem as ditas "faltas" por falta de material, nem esquecimentos ou perdas. Tudo fica na escola e apenas levam para casa o que precisam para fazer trabalhos de casa... e material que eu possa comprar é por querer ter em casa, nada mais...
As matriculas são as próprias escolas que efectuam tudo... não se vai á escola a não ser em reuniões de pais, e não como aqui onde as reuniões são uma data de mulheres a fazerem "troca de receitas", onde se fala de tudo menos no desempenho das crianças...
Os horários escolares são iguais para TODAS as escolas, sem execpções... e todos têm aulas de manhã e à tarde, sem excepção! As crianças necessitam de regras e não uns tendo apenas de tarde e outros de manhã que se ensina regras a elas, muito pelo contrário! O que se gasta na escola, é apenas o que se quiser comer a mais do que se leva de casa, e para passeios escolares. Todos eles lá são obrigados e levados pelas próprias escolas a aprender a nadar. E todas as escolas fazem minimo, 5 passeios escolares por ano, fora os passeios que dão perto da escola. Fazem diversas feiras por ano escolar, para angariarem fundos para as escolas, onde os alunos vendem o que fazem nas aulas, como pinturas e outras... fazem uma festa e ao mesmo tempo vendem e ajudam a escola!
As ditas agendas escolares lá são realmente usadas. É nelas onde os professores comunicam com os pais, sempre que necessário, e é lá onde se coloca os trabalhos de casa que os alunos têm de fazer. E os pais são obrigados a assinar a agenda TODOS OS DIAS! Isto para tanto os pais como os professores saberem que há controle de um lado como do outro. De o aluno vir para casa e dizer que não tem trabalhos e os pais, como não estão nas aulas como eles.... ficarem na ignorância!

Espanta-me imenso as voltas e gasto de saliva, sem falar de sapatos que se faz para se: matricular uma criança, para se requerer listas de livros como de material escolar necessários e todos me respondem: TEM DE CÁ VIR!

Ninguém pode enviar um fax ou um e-mail... existem ordens... pedimos desculpas...
É algo de vergonhoso, muito vergonhoso... estamos nós no país da CEE onde se poderiam tirar exemplos de outros modos de funcionamento dentro dos outros países da CEE para que possamos funcionar melhor... pois não... "seguem-se ordens"... e os pais que se lixem...
Não deixo de estar indignada com a lentidão com que tudo funciona. Por exemplo: no dia em que a minha filha, supostamente deveria se matricular, tinha passado de prazo pois enviaram o postal pelos correios no próprio dia da matricula... para além do nosso serviço dos correios não ser dos melhores, a escola é "inteligente" para nem sequer prestar atenção á data de envio de renovação de matricula...

Com o meu filho foi igual. Apenas sexta feira, quando chego ao final do dia a casa, é que recebo a carta da escola para onde ele supostamente irá, dizer que poderá ir já para a escola a partir do dia 1 deste que faça o pedido (enviado por eles em anexo) a tempo e horas... como é que faço isso?????

Cada dia que passa penso nas escolhas que fiz e na posição que me coloquei e aos meus filhos... pelo menos nesta questão de educação não estamos muito longe dos países que quase nada têm.

Realidades duras!

4 comentários:

Anónimo disse...

"não se vai á escola a não ser em reuniões de pais, e não como aqui onde as reuniões são uma data de mulheres a fazerem "troca de receitas", onde se fala de tudo menos no desempenho das crianças..."

Bem caracterizado.

Caracola disse...

O mundo é muito pequeno e a blogosefera não é excepção!

Catch you!!!!

Quanto ao post, é a infeliz e triste realidade que se vive neste pequeno pais à beira mar plantado! Helas!

Caracola disse...

O mundo é muito pequeno é a blogosfera não é excepção!

Catch you or found you... as you wish!

Quanto ao post é a dura e triste realidade que se vive neste pequeno pais há beira-mar plantado! Helas!

amigona avó e a neta princesa disse...

Tens muita razão! Beijos...