22 setembro 2010

PAÍS DE MERDA

A cada dia que passa mais me tento conformar com o país de merda que temos...mas está-me a custar imenso...e como diz o meu marido "Este país está impossivel de se viver!"

Desde que voltei para Portugal estive 2 anos à espera de uma consulta de planeamento familiar. Depois de duas vezes canceladas no próprio dia, ao terceiro lá me foi concebida a dita consulta. Dois anos de espera para uma consulta de 20 minutos... dureza! A doutora lá me marca uns exames para fazer e, diz-me para marcar nova consulta assim que tiver os resultados todos na mão.

Nos entretantos o centro de saúde onde tenho consultas fechou, sem qualquer aviso prévio aos utentes, para obras. Depois de várias tentativas de telefonar para marcar consulta, decido lá passar pessoalmente. Deparo-me com a porta fechada e um papelinho a dizer algo do género: "Estamos encerrados para obras. Para qualquer eventualidade dirijam-se ao Centro de Saúde X. Numero de telefone X"

Bem... volto para casa e toca de ligar novamente. Atende-me um bruto de um gajo (presumo eu que seja o segurança) que me diz (quase aos berros ao telefone) que não se fazem marcações prévias e muito menos por telefone. Perguntei-lhe amigávelmente o que fazem as pessoas que trabalham para poderem marcar uma consulta, quando ele me responde: "Se a senhora estiver doente vem cá de certeza!", pois ora bem dei-lhe logo a resposta: "Eu não estou doente, apenas tenho de mostrar uns exames que a Sra. doutora me pediu para fazer", e ele continuou com o seu mau humor ao telefone e, como eu naquele dia também não estava bem disposta, não aguentei a estupidez nem a mal educação do homenzinho e desliguei-lhe o telefone!

Passado 2 dias voltei lá, já mais calma, para marcar a dita consulta quando me dizem que eu só poderia marcar no próprio dia  E de manhã bem cedo (8h da manhã). E foi o que fiz hoje. Levantei-me às 7 de manhã, e lá fui eu toda lampeira.... quando não é o meu espanto que ao lá chegar já estava uma fila interminável de pessoas e quando chega à minha vez para tirar senha... já não havia. Fiquei sem perceber... pergunto a um segurança que lá estava (que devia ser o mesmo bronco que falou comigo ao telefone...) e pergunto-lhe se vão repor as senhas. Responde-me: "Se não conseguiu senha então é porque já não vai conseguir consulta. As senhas são limitadas!"

FODASSE... não poderiam ter avisado para eu dormir à porta de um dia para outro? Provavelmente vou estar mais 2 anos à espera de uma nova consulta!

É o rico país onde vivo!

8 comentários:

A Minha Essência disse...

De lamentar... por tudo isso e mais outras coisas que cada vez mais as pessoas vão para fora. :S

Obrigada pelo teu comentário. Muito simpático da tua parte! Levarei o teu selo e postarei com certeza! ;)

Beijo

Poetic Girl disse...

Minha querida uma dica, regista-te aqui
https://servicos.min-saude.pt/acesso/ consegue-se consultas mais rapidamente do que ir para lá acredita. Tenho conseguido marcar consultas para a minha mãe de uma semana para a outra, enquanto se for ao balcão espera-se mais de um mês! Não me perguntes porquê, mas como dizes é o país que temos! beijoca

Paula noguerra disse...

Minha Essencia,
O nosso país não está a melhorar nada, muito pelo contrário...
Obrigada pela tua visita e sim leva o selo!
Beijocas doces****

Poetic Girl,
Obrigada pela tua dica. Estive e já me inscrevi nesse sitio da internet. Depois de tentar marcar a consulta olha a resposta que recebi logo:

O seu Centro de Saúde/USF não tem Tipos de Consulta/Programas carregados.

Por favor, entre em contacto com o seu Centro de Saúde/USF.

Por isso... nada feito! Só mesmo indo para lá dormir! Uma autêntica desgraça! Mas obrigada na mesma de coração!

Beijocas doces***

Patife disse...

É um país cheio de limitações. ;)

Cece disse...

Obrigada :) Gostamos muito do teu blog :D

Paula noguerra disse...

Patife,
Limitações é apelido... mas é o nosso país!
Haja paciência!
Beijocas doces**


Cátia,
Obrigada.
Beijocas doces***

Sonhadora disse...

O nosso pais é do pior... Quem não tem seguros e não pode usufruir do nosso serviço médico privado está tramado...

Boa sorte querida ***

Profª Doralice Araújo disse...

As queixas quanto ao atendimento à saúde pública, prezada Paula, atravessam o grande Atlântico, também. Tenho acompanhado as suas postagens e, hoje, diante das semelhanças nas críticas, levei a sua página em link até ao NaMiradoLeitor.


Espero que tenha agora, transcorrido quase um par de anos, melhores notícias quanto à gestão dos recursos públicos e agilidade no atendimento nos postos de saúde.


Felicidades em 2013.