07 maio 2011

SOPAS DE CAVALO CANSADO VERSÃO GREGA


Hoje a tarde acabou por se tornar uma tarde descontraída na conversa com as colegas. Estávamos  nós a "brincar" com uma nova coleguinha e a falar de bebidas alcoólicas quando veio à baila as famosas "sopas de cavalo cansado" (para quem não sabe, apesar de não acreditar que exista quem desconheça o termo, fiquei surpreendida ao saber que a minha colega Ana não sabia o que era hehehe - Sendo assim, para quem não sabe são, no fundo um pequeno almoço usado no norte do nosso país, de pão demolhado em vinho tinto, algo muito usual até mesmo nas crianças). 

De repente entra na conversa a nossa colega Grega que nos diz (algo para mim surpreendente e desconhecido) que na Grécia, nas missas, o padre ao invés de dar uma hóstia aos fieis, é  dado numa taça Pão demolhado em Vinho Tinto servido com uma ÚNICA e a MESMA colher aos presentes fieis.

Para além da mistura que DEUS ME LIVRE é o saber que aquela mesma colher (supostamente feita de ouro) entra na boca de toda a gente que comunga. E esta hein???

BELHECAS

Uma coisa é certa, os gregos estão mais certos do que dizia Jesus na última ceia quando partilhou o pão e o vinho com os irmãos. Na nossa igreja católica  apenas se comunga o pão... o vinho é só para quem está a dar a dita missa. Estamos sempre a aprender!

Sem comentários: