16 novembro 2009

AFTAS

Sou uma pessoa que, infelizmente, sofre imenso com aftas... e ai que isso doi e não é pouco...

Já deu para perceber que ainda não se descobriu nenhuma causa médica para que tal aconteça... ninguém consegue perceber as causas fisicas para o aparecimento destes transtornos. Numas pessoas são certos alimentos, enquanto que noutras são deficiências alimentares, noutras são transtornos gastrointestinais, noutras são situações de stress ou ansiedade, mas noutras já são situações depressivas, noutras são alterações do sistema imunitário derivadas de outras patologias, e noutras... etc... etc... etc...

Comigo já deu para perceber que é o meu sistema nervoso que não funciona como gostaria... ou a avisar-me de algo... ainda estou à "escuta".


De qualquer das formas decidi fazer uma pequena pesquisa de "mesinhas" que possam ajudar a curar um mal de muita gente... vou experimentar todas elas a ver se alguma é mesmo eficaz. Sou até mesmo da opinião de que as "mesinhas" só curam quem quer ser curado, e não acredito que sirva a todos de igual forma, pois isso iria depender da causa inicial da afta em cada um... mas se quiserem experimentem:

 - Água morna com sal e bocejar diversas vezes. Pelos vistos isto ajuda a queimar as aftas fazendo com que permaneçam menos tempo.
- Molhar um cotonete em água e depois em canela em pó, aplicando de seguinda na afta...
- Colocar MEL na afta... ( e desta já me diz o meu pai há imenso tempo)
- Comer citrinos (laranjas, tangerinas, toranjas...) não em sumo mas comê-las mesmo! Isto terá a ver com a quantidade de Vitamina C que falta ao corpo e levando a originar Aftas.
- Colocar um pouco de Bicabornato de sódio em cada afta.
- Cal das paredes parece ajudar tb... (esta é super nova para mim... mas quem sabe não ajuda mesmo!)
- A ultima é que a Colgate Total parece ter propriedades que ajudam a evitar o aparecimento das aftas... esta vou experimentar de CERTEZA!

Fora isto viu-se falar imenso num medicamento que se chama AFFTACH... eu que já experimentei todos os medicamentos do mercado e nada ajudou, irei ver se este ajuda ou não. Este parece ser tipo um pequeno
Plantas medicinais autocolante que se coloca na afta e a queima... vou investigar melhor!

Depois temos algumas plantas medicinais que podem auxiliar no tratamento das aftas (fitoterapia e aftas).

- malva (em chá ou solução para gargarejo)
- chá preto (aplicar o saquinho húmido sobre as aftas)
- hamamélis (em chá)
- ruibarbo (em solução a aplicar sobre as aftas)
- sálvia (em chá, para bochechos ou em solução para gargarejo)
- alcaçuz (em pastilhas)

Muitas dicas a experimentar. Para quem sofro do mesmo aconselho a experimentar, e quem sabe não encontramos aqui a  NOSSA cura!

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Fofinha!
Estás a ver, que engraçado! Sofremos as duas do mesmo! E não é fígado, estômago ou dentadas... é nervosismo mesmo!
Os medicamentos nas farmácias são torturas autênticas... refiro-me ao Piralvex (ficas mesmo pirada com tanto que arde!!!) e o Urgo Aftas (urrrr que dor!)!
As minhas custam muito a curar e ficam enormes, tem muito a ver com a acidez da minha saliva, segundo disse a higienista oral...
O que tenho feito ultimamente, e tem resultado em apressar a cura e o alívio, é aplicar com cotonete ou um pouquinho de algum um elixir chamado HEXTRIL. Vende-se nas farmácias. E bebo muito cházinho Preto e Canela ou de Marmelo - como são adstringentes penso que ajudam. Isto até mudar... porque as mezinhas comigo funcionam as primeiras 10 ou 15 aftas. Depois muda... Que chatice!
Enfim... Umas Aftosas, é o que nós somos! :D
Uma malandrice; o meu marido diz sempre que sabe de um oooooptimo remédio para as aftas... estás a imaginar o que será, não? ;) Tarados, estes homens.
Bjufas!

me. disse...

Nem me lembres disso, se sofro do mesmo e bem têm sempre uma representação algo gigantesco e às vezes unem-se para me tramar, literalmente.

Nada a fazer é viral e uma predisposição genética :(