19 setembro 2011

MUDANÇAS


O tempo traz mudanças, às vezes boas, às vezes doidas e indesejáveis. Ela traz a mensagem de que tudo passa, de que nada dura para sempre. Mas, não raro, indagamos porque tem de ser assim...

Acabar com a dor, a tristeza, a raiva, o ódio, a fome ou a doença, isto sim, mas porquê acabar com o entusiasmo, a paixão, a admiração, o companheirismo, a juventude e a própria vida? Muitas vezes, ficamos a debater-nos nesse duelo, inconformados com essa inconstância no viver, com essa transitoriedade e finitude que faz parte de nossos dias, assim como o sol e a lua se alternam, através do passar das horas.

Hoje, penso que esse inconformismo recai perante a única coisa que é imutável - a inconstância humana - é  um gerador de conflitos em nossas vidas. Queremos ser sempre protegidos e acarinhados, como se ainda fôssemos crianças indefesas, ainda dependentes dos pais, projectando-os no outro que vive connosco, muitas vezes. 

Queremos que nossos filhos cresçam, mas que continuem dependentes de nossos desejos e opiniões. Queremos ser amados e amar verdadeiramente, mas não queremos desistir da paixão e de suas fantasias que ofuscam a verdade de uma relação. Queremos ser admirados pelas realizações e maturidade adquiridos, mas não aceitamos as marcas do tempo que deixam rugas no corpo e na alma... E, nessa guerra com a existência, vivenciamos conflitos, sofrendo, não raro, mais do que deveríamos.

Insistimos em manter os mesmos valores, mesmo sabendo que alguns deles nos fazem olhar o mundo de uma forma rígida e desgastante, preconceituosa, por vezes, enquanto outros foram apenas herdados de outros, sem que os quiséssemos ou neles realmente acreditássemos.

Mudamos de casa, de bairro, de país, de parceiro, mas continuamos a viver do mesmo modo... 

Percebi, um dia, que  se "faz guerras"muito mais com a vida e com a realidade, do que com pessoas com quem mantemos conflitos.

Como é difícil desistir do caminho conhecido e construir um novo em que acreditamos! Como é difícil arriscar na mudança! Mas, essa é uma grande saída para os conflitos, portanto continuemos a tentar aprender mais essa lição que a vida nos traz.

Elizabeth Salgado

Sem comentários: