29 outubro 2009

THE SEX TALK

Depois de ver um programa do Dr. Phil sobre o tema "Sexualidade" fiquei, de certa forma, contente por finalmente os "adultos" se começarem a abrir para falar de um tema que poderá ser estranho com crianças... sim com CRIANÇAS!

Sou uma apologista da informação... principalmente com as crianças! Seja que tema for: sexualidade, tristezas, separações... existe uma forma de se falar de TUDO para cada idade. Os pais não devem esconder nada às crianças, pois não nos podemos esquecer que eles também serão adultos um dia... e que também já fomos da idade deles e que deve ter sido frustrante ser apanhado de surpresa em assuntos que, se tivessemos sido explicados seria mais fácil!

Acredito fielmente de que uma pessoa (nesta caso criança(s)) informadas valem por mil. Informação nunca fez mal a ninguém, muito pelo contrário... ajuda e imenso.

Neste preciso programa esteve presente um outro médico chamado de Dr. John T. Chirban, de onde apresentou o seu novo livro entitulado "What's love got to do with it - taking with your kids about sex".

Achei super interessante a forma como ambos abordaram o tema de uma forma a informar e ao mesmo tempo ensinar crianças e adolescente sobre um tema onde, a maior parte dos pais, se sente inconfortável de falar. Ouvi até algo de interessante: "Quando uma criança pergunta, mesmo sobre a sexualidade, não quer com isso dizer que está à "procura" de ter sexo e antes de saber informação. E informação deve-se dar sempre!"


Em nossa casa tema algum é tabu... fala-se tudo da forma mais aberta possivel. Tendo eu até uma adolescente em casa nunca lhe neguei responder a pergunta alguma... até porque ao ela ter coragem de me vir perguntar seja o que for, apenas demonstra que confia em mim, sabendo ao mesmo tempo que não lhe vou dar a volta à pergunta, evitando o assunto. Vou até ao fundo... como sempre fiz e faço. Prefiro toda a informação dada, do que um erro a bater à porta!

Este livro ainda não existe traduzido em português mas seria uma mais valia se o fizessem. Vou ficar á espera...

Sem comentários: